Dicas de Segurança para dirigir a noite

A luz é um fator de segurança, pois é essencial para vermos e sermos vistos, seja com iluminação natural ou com iluminação artificial. A falta de iluminação nas estradas, assim como os faróis com defeito, mal regulados ou que não funcionam, causam situações de pouca visibilidade, que impedem o motorista de perceber situações de risco a tempo de evitar danos maiores ao veículo e aos usuários das rodovias, tais como: buracos na pista, desvios, acostamento em desnível, ponte interdita, etc.

Veja algumas dicas para dirigir com segurança durante a noite:

· Mantenha os faróis sempre regulados 
· Conserve o pára-brisa, os faróis e as lanternas limpos.
· Complete o reservatório do limpador de pára-brisa.
· Esteja mais atento em estradas desconhecidas, e use o farol alto quando necessário. Mas lembre-se de baixá-lo quando estiver atrás de outros veículos ou ao cruzá-los.
· Procure orientar-se principalmente pela sinalização horizontal (na pista).
· Para evitar o ofuscamento pelo retrovisor interno, mude-o para a posição “escura”. Há espelhos que se escurecem automaticamente de acordo com a intensidade do farol do veículo que vem atrás.
· Ao cruzar um veículo com farol alto, pode-se evitar o ofuscamento frontal, desviando o olhar e orientando-se pela margem direita da rodovia.
· Se sentir cansaço ou sono, faça uma parada em local seguro, estique as pernas para despertar e descanse. Em apenas dois segundos de sonolência, um veículo a 130 km/h, percorre sem controle 72 metros. É como se ninguém estivesse ao volante.
- Evite viajar a noite e sempre que possível, não dirija por mais de duas horas seguidas.